Publicado em: sex, maio , 2014

Secretaria da Saúde recebe Unidade de Suporte Avançado

UTI MOVEL
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu do Governo Federal, via Ministério da Saúde, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com todos os equipamentos necessários para o resgate de pacientes em estado grave, e que precisam de suporte avançado para chegar ao pronto socorro.

O pedido pela unidade avançada do SAMU teve o processo iniciado em 2013, quando foi cadastrado o pedido junto ao Ministério da Saúde.

Os critérios para que os municípios recebam uma USA são vários, sendo que Jaraguá foi escolhido pela localização de alta demanda e risco, pelo número de habitantes e o fato da cidade estar localizada às margens da BR-153, a principal rodovia que corta o Pais, sendo uma das mais perigosas e com um elevado número de acidentes.

Três municípios já possuem uma UTI móvel, sendo: Jaraguá, Goianésia e Ceres. Juntas, as ambulâncias atendem 27 municípios, com médicos e enfermeiros treinados para atendimento de pacientes em estado grave.

UTI MOVEL4

A Unidade de Suporte Avançado (USA) está de prontidão 24 horas, onde conta com 5 (cinco) médicos em regime de revezamento, 4 (quatro) enfermeiros padrão e condutores; ou seja, cada unidade presta atendimento com um condutor, um médico socorrista e uma enfermeira padrão.

A USA só atende casos de emergência e urgência, onde a Central Reguladora, com sede em Ceres, por meio de um médico de prontidão, identifica se o paciente realmente precisa de uma UTI, com base nas informações passadas pelo solicitante.

Médicos de prontidão em regime de revezamento em Jaraguá:

Dr. Breno Leite, Dr.ª Natália Louly, Dr. Paulo Henrique, Dr. Hélio Cândido e Dr. Deyversom.
Enfermeiras padrão: Ana Terra, Gabriele, Tais e Gláucia.

UTI MOVEL2UTI MOVEL3

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail