Publicado em: qua, abr , 2014

Permanência da médica cubana em Jaraguá é incerta

Médica cubana Jaraguá
O programa Mais Médicos, do Governo Federal está em ritmo acelerado, onde 14 mil profissionais já estão trabalhando, segundo disse o ministro Arthur Chioro.

Em Jaraguá, uma médica cubana já está em fase de adaptação, onde, possivelmente poderá atender no PSF da Vila Brasilinha.

Segundo o secretário Wander Belo, a médica ainda está passando por um período de adaptação, mas não deu como certo sua estadia no município, já que a dificuldade com o idioma é uma barreira para que os municípios recebam alguns profissionais do Mais Médico.

Estamos trabalhando em fase experimental nessa questão do idioma, porém, percebemos que existe outra dificuldade no perfil da profissional que foi enviada pelo Governo Federal para Jaraguá; especificamente, a profissional apresenta estar passando por problemas emocionais, disse o secretário.

Caso a médica consiga superar o problema emocional, quase sempre ligado à mudança de um país para outro, e a médica consiga falar de forma compreensível com os pacientes, nada impedirá que a profissional fique no município.

Estamos fazendo o possível para receber do Governo Federal as ajudas dos programas sociais para melhorar o atendimento à população, concluiu o secretário. Wander Belo disse que, se a profissional não conseguir falar e entender melhor o português é provável que a médica  não fique em Jaraguá, já que a população não ser afetada, concluiu.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail