Publicado em: seg, jun , 2014

Ex-presidente do TJ-GO morre aos 72 anos

Vitor Lenza
Morreu, na madrugada deste domingo, aos 72 anos, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vitor Barboza Lenza, vítima de câncer. O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia. Lenza deixa a mulher, Maria Eutália Lenza, e cinco filhos.

O desembargador Vitor Lenza nasceu em 6 de março de 1942, em Vianópolis (GO). Filho do italiano Ângelo Lenza e Lídia Barboza Lenza. Escolheu o Direito por influência de seu pai, que o queria como juiz. Antes de chegar ao TJGO, em 11 de dezembro de 2000, foi delegado de polícia, promotor público e juiz, em 11 de março de 1970.

Como presidente do TJGO, foi o responsável pelo lançamento, em 30 de junho de 2011, da Pedra Fundamental da obra do Fórum Cível da comarca de Goiânia. O prédio está sendo construído numa área de 57 mil metros quadrados, localizada no Parque Lozandes. Com um investimento de R$ 87,4 milhões, o edifício terá 11 pavimentos e 867 vagas de estacionamento. A construção é a maior obra de edificação pública do Estado de Goiás e vai abrigar  60 varas cíveis da capital.

Sua gestão se destacou também pela inauguração de 28 obras, a exemplo das novas sedes dos fóruns de Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Santa Terezinha de Goiás, além dos prédios do 1º e 2º juizados Especiais Cível e Criminal de Anápolis. Coube ainda a Vitor Lenza, a inauguração da reforma da Creche do Poder Judiciário.

O governador Marconi Perillo lamentou profundamente a morte do desembargador. Nas palavras de Marconi, “Vitor Lenza deixa um legado inestimável de trabalho para o TJ de Goiás que se prolongará por muitas e muitas gerações”. Segundo Marconi, “Lenza foi modelo de transparência, ética, lealdade, dedicação ao serviço público brasileiro e, sobretudo, de justiça”.

“A gestão do desembargador à frente do Tribunal de Justiça de Goiás deixa para o nosso Estado uma longa lista de realizações extremamente importantes, tanto do ponto de vista de sua atuação jurídica, sempre impecável, quanto das obras que ele edificou, como as novas sedes de fóruns no interior e, neste momento, a construção do novo Fórum Cível da Comarca de Goiânia. A atuação basilar do dr. Lenza deixa seu nome gravado para sempre na história do Judiciário goiano e brasileiro”, afirmou o governador.

Portal 247 GO

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail