Publicado em: qui, jun , 2014

Cavalhadas de Jaraguá é uma das mais visitadas em Goiás

Cavalhadas de Jaraguá
A tradicional Festa das Cavalhadas que acontece todos os anos em Jaraguá é uma das mais visitadas em Goiás, além das de Pirenópolis que ainda mantém a fama da mais antiga do Estado.

Trata-se de uma representação das lutas entre cristãos e mouros que aconteceram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam as tardes no Clube das Cavalhadas, encenando a luta ricamente ornados e com belíssimas coreografias equestres.

Junto a esta manifestação encontra-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.

Pequenas mudanças são percebidas entre uma região e outra, porém, matem a mesma tradição e regra, sendo um evento que acontece logo após os festejos do Divino Espírito Santo.

Outros municípios também realizam suas festividades das Cavalhadas, dentre eles, Santa Cruz de Goiás, São Francisco, Corumbá e Palmeiras de Goiás.

A festa vai de 07 a 08 de junho, sendo que, no dia 07 tem a tão esperada Entrada da Rainha.

Para os turistas, é bom ficarem atentos aos regulamentos firmado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e os organizadores, que regulamenta o que é permitido ou não durante os festejos. (Leia aqui)

A cidade de Jaraguá está localizada a 120 km de Goiânia, onde há também a prática de parapente, no Parque Estadual da Serra de Jaraguá.

Para maiores informações, está disponível o telefone da Prefeitura para informações complementares. (062) 3326-4077.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail