Publicado em: sex, maio , 2014

Café com Prosa marcou a abertura do Circuito Cultural

Circuito Cultural1
Cultura – A abertura oficial do Circuito Cultural aconteceu na manhã desta sexta-feira (09) na Casa de Cultura Padre Silvestre, em Jaraguá. Várias personalidades e autoridades marcaram presença, dentre elas, o prefeito Ival Avelar, juntamente com a primeira-dama, Divina Avelar, vereadores, secretários municipais e representantes dos municípios de Jesúpolis, Goianésia e São Francisco de Goiás.

O homenageado deste ano é o Dr. Augusto Rios, que viveu em Jaraguá em 1878 e 1959, ano em que faleceu. Familiares e descendentes de Augusto Rios também foram homenageados na ocasião, onde contou também com a presença da escritora, Maria José Silveira.

No decorrer do dia de hoje, a professora e escritora Maria José Silveira estará visitando várias escolas da rede Municipal de Educação, acompanhada pela secretária da Educação, Nara Núbia Cabral; do secretário de Cultura, Paulo Vitor Avelar — além de educadores, diretores de escolas, secretários e vereadores.

Circuito Cultural2

As escolas que serão visitadas são: Escola Municipal Afonsina de Freitas e a Escola Municipal José Peixoto da Silveira. Afonsina de Freitas foi tia e madrinha da professora Maria José, esta, por sua vez, é filha de José Peixoto da Silveira.

No período da noite, no Auditório da UEG (Universidade Estadual de Goiás), terá a palestra com o tema: ‘Jaraguá em Minha Literatura’, com a professora Maria José.

Circuito Cultural3

Histórico

Maria José da Silveira é filha do Dr. José Peixoto da Silveira e de Galiana de Freitas Ferreira Rios. Atualmente é professora na USP – Universidade de São Paulo.

Natural de Jaraguá, Maria José é formada em comunicação pela Universidade de Brasília, autora de vários romances, dentre eles, estão os livros “A mãe de minha mãe e suas filhas” e “Uma Cidade de Carne e Osso”; uma coletânea de lendas, cuja personagem principal é sua avó, dona Diva de Freitas.

_______________________________________________________________________

Projeto Circuito Cultural foi elaborado e trabalhado pela equipe da Secretaria da Cultura, nas pessoas de: Paulo Vitor Avelar, Profª. Márcia Mendes, Prof. João Luiz e Jander Resende; além da colaboração da Secretaria da Educação, na pessoa da secretária Nara Núbia Cabral; Prefeitura e Fundação Grace Machado.