Publicado em: qua, abr , 2017

Alunos do Monte Claro participam do projeto Vereadores Por Um Dia


Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Monte Claro –, participam de um projeto desenvolvido pela instituição no sentido de apresentar aos alunos os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, bem como, conhecer de perto as atribuições do Poder Legislativo Municipal.

O projeto, intitulado de Vereadores Por Um Dia, ainda tem como objetivo a promoção de discussão entre os alunos sobre a atuação dos vereadores e como eles trabalham na defesa dos interesses da sociedade por meio de seus projetos de leis, requerimentos e discussões temáticas que abrangem os mais diversos problemas sociais.

Na primeira visita, realizada nesta terça-feira, (25), os alunos, liderados pelas professoras Maria Helena e pela professora Divina Paiva, puderam pela primeira vez presenciar os discursos dos vereadores, onde apresentaram suas demandas e debates sobre diversas e questões de interesse público.

Outras visitas continuadas já estão agendadas para as próximas sessões, onde os estudantes irão assumir as cadeiras dos vereadores, discutindo temas relevantes para que sejam transformados em projetos, e posteriormente apresentados aos vereadores, onde serão apreciados.

Ao assumirem a cadeira no Poder Legislativo Municipal, os alunos poderão se comportar como legítimos representantes do povo, e, entre eles e seus orientadores, poderão compreender na prática as reais funções dos políticos e suas responsabilidades com as questões sociais.

No discurso de apresentação dos trabalhos da Câmara, o vereador Leirson Cordeiro (PSB) discorreu sobre as comissões internas e como as requisições e projetos tramitam na Casa de Leis, ao mesmo tempo em que fez um breve comparativo dos poderes.

O presidente da Câmara, Werlon de Oliveira (PDT), por sua vez, disse que a visita dos alunos e de seus respectivos professores é um momento ímpar, ao mesmo tempo em que reconhece a importância dos educadores no processo de ensino sobre os vários aspectos que envolvem a comunidade, sendo um deles a política.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail